segunda-feira, 21 de novembro de 2011

QUEIMADURAS COM ÁCIDO

Encontro pretende sensibilizar o mundo contra este crime odioso

São na sua maioria mulheres e crianças e são o rosto vísivel de um dos crimes mais desprezíveis do planeta: queimaduras com ácido.
A não aceitação de um casamento, disputa de terras ou o não cumprimento de uma exigência social são motivos suficientes para a perpectuação deste crime que mata várias centenas de pessoas por ano e que vitimiza outras várias centenas.
Quem sobrevive não esquece. O ácido nítrico ou sulfúrico tem um efeito catastrófico na carne humana. Derrete o tecido da pele e por vezes dos ossos também. Quando atinge os olhos cega e destroi por completo a cavidade ocular.
No Bangladesh, país que reúne um dos maiores números de vítima deste tipo de crime, a Acid Survivors Foundation está reunida num encontro que pretende divulgar a nível mundial o sofrimento de milhares de mulheres e crianças. Desde o seu surgimento em 1999 com o suporte da UNICEF, a instituição ajudou a reduzir substancialmente o número de crimes.
Outro dos objectivos da organização é amparar os danos psicológicos das vítimas que sofrem geralmente de exclusão social e económica, falta de auto-estima.
Fotos: Lusa/EPA (06 de Novembro de 2007)
Vítimas de queimaduras com ácido mostram o rosto